fonte.wiki, Instituto Neos inicia novo projeto de recursos educacionais abertos em parceria com a Universidade de Bristol (UK)

O projeto fonte.wiki tem por objetivo desenvolver uma plataforma online na qual serão oferecidas coleções de recursos educacionais abertos (REA) a respeito de políticas públicas de tecnologia e sociedade. Um protótipo da plataforma será desenvolvido ao longo do segundo semestre de 2021. Além de oferecer itinerários de aprendizado voltados a gestores públicos e organizações sem fins lucrativos, o projeto vai também explorar e aprofundar o conceito de aprendizado social distribuído. Todas as tecnologias e metodologias desenvolvidas durante o projeto serão compartilhadas com licenças abertas e documentação completa.

fonte.wiki explora o aprendizado social distribuído, uma perspectiva distinta do ensino à distância como é comumente implementado. Para conseguir pôr em prática esta visão, precisa, além da seleção de conteúdos educacionais, criar ferramentas e dinâmicas que permitam fazer o melhor uso possível das tecnologias como instrumentos de aprendizado individual e coletivo. A construção do projeto se dará de forma a expandir esta visão, documentar os avanços e produzir conhecimento nesta área.

Além de concretizar e registrar de forma aberta a ideia de aprendizado social distribuído, fonte.wiki vai implementar um protótipo voltado ao tema das políticas públicas de tecnologia para comunidades.

fonte.wiki é um desdobramento do projeto ID-21, concluído em setembro de 2021, que visa oferecer uma resposta objetiva e assertiva para as questões e barreiras da ´Inclusão Digital diagnosticadas durante o ID-21.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s