Menino e o Mar

Nos anos em que o Menino e o Mar funcionou marcou a vida de centenas de crianças que hoje nos relatam suas experiências e aprendizados que o Menino lhes proporcionou. Hoje essa história já recomeça com nossa presença e dedicação das famílias que têm estado conosco a cada final de semana trabalhando para as melhorias de nossa sede.

ruy2018.JPG

Estivemos novamente reunidos com o arquiteto Ruy Ohtake,  autor das obras e Renato Nunes arquiteto de Ubatuba nosso guia, para planejar a revitalização do Menino e o Mar. Visto o estado que o bem nos foi entregue pelo poder judiciário em fevereiro de 2018, teremos muito trabalho e um enorme custo para o restauro de todas as 11 edificações.

Foram saqueadas:

Janelas 52
Portas 40
Portas de correr 12
Pias 17
Vasos sanitários 15
bancadas com tanque 5
bancadas com cuba 8
(dados parciais, sem contar os quiosques)

 

19756606_463868503968547_7833051319779573020_n.jpg
Pavilhão Menino Pescador ano 2000

Além do acima citado toda a fiação de todas edificações, dos pátios, tomadas, soquetes, torneiras, chuveiros, batentes, registros, caixas de água, bombas, soleiras, muitas telhas e o madeiramento da cobertura das varandas foram levados. Além disso, muitos telhados estão há anos com infiltrações que já comprometeram parte de seu madeiramento, que deverá ser trocado. O que não pôde ser furtado foi depredado.

 

 

 

20170309_174010.jpg
pavilhão Menino Pescador ano 2017

O Coletivo faz um grande empenho em pagar o arremate do leilão judicial, as parcelas mensais do leilão de R$ 14.375,00  vão até setembro de 2019, nestes meses recebemos doações de algumas pessoas que foram verdadeiros anjos e com seus corações abertos não nos deixaram atrasar nosso compromisso de pagamento. Com muito empenho neste ano construímos nossas sólidas bases que norteiam as condutas e uso do espaço baseadas nos 3 pilares de atuação: Respeito ao meio ambiente, o Encontro entre o tradicional e o contemporâneo e a Espiritualidade.

A reforma completa do Menino, segundo a avaliação de um arquiteto, gira em torno de R$ 1.750.000,00 (Hum milhão setecentos e cinquenta mil reais); contando com mão de obra terceirizada, materiais novos de primeira qualidade, etc….

Vista a realidade econômica do coletivo, nosso propósito e modos de ação baseados na coletividade e em nossos pilares de atuação, acreditamos que os valores e modos de abordar a reforma (mutirões, bio-construção, cursos e oficinas) podem ser muito mais interessantes e adequados ao contexto ambiental, social e muito mais econômico do que uma reforma tradicional.

Sendo assim foi decidido nestes encontros com nossos sábios cabeças brancas realizar de forma mais rápida e economicamente viável uma primeira fase da reforma com o propósito de :

  1. CRIAR UM AMBIENTE SEGURO,
  2. INTERVIR PARA QUE AS ESTRUTURAS NÃO SE DEGRADEM,
  3. CRIAR UMA ESTRUTURA DE CONVÍVIO PARA AS FAMÍLIAS, VISITANTES E NOSSAS ATIVIDADES.
  4. FAZER ESTA PRIMEIRA FASE DA REFORMA DE MODO COLETIVO COMPARTILHANDO AS TÉCNICAS DE RESTAURO ABERTAMENTE.

 

REFORMA FASE I

  • MANEJO E ADEQUAÇÃO DOS PÁTIOS E IMPLANTAÇÃO DOS JARDINS E PASSEIOS.
  • MONTAGEM  DE UMA OFICINA E AQUISIÇÃO DE FERRAMENTAS E EQUIPAMENTOS.
  • REFORMA DOS TELHADOS DE TODAS AS CONSTRUÇÕES.
  • ADEQUAÇÃO DE PARTE DO PÁTIO COMO ÁREA DE CAMPING COM DUCHAS E BANHEIROS.
  • REFORMA E ADEQUAÇÕES DO CASARÃO PARA MONTAGEM DE COZINHA, REFEITÓRIO, BANHEIROS E SALA MULTI-USO.
  • IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA HÍDRICO, ENERGIA SOLAR NOS QUIOSQUES E SANEAMENTO ECOLÓGICO EM SEUS BANHEIROS.

 

DJI_0136.JPG

Em breve teremos disponível o plano desta primeira fase da reforma e daremos andamento a campanhas de doações, parcerias e construção compartilhada da reforma.

Para mais informações, propostas de parcerias ou iniciativas para construir junto conosco a reforma, nos contatar por e-mail ou formulário do site.

Para materializar seu empenho e amor em forma de doação:

BANCO ITAU   agência: 5782   conta corrente: 04185-8   

ASSOCIAÇÃO INSTITUTO NEOS PARA A SOCIOBIODIVERSIDADE

CNPJ 29.313 709 / 0001- 29

PARA DOAÇÕES FEITAS DO EXTERIOR:

código Swift: ITAUBRSP    IBAN: B45 6070 1190 0578 2000 0041 858 C 1