Fundadores

Andreas

Andreas Bruno, formado em Fisioterapia com especialização em Fisiologia do Exercício na Unifesp. É terapeuta ayurvédico desde 2009, com formação na Clínica Dhanvantari, no Brasil, e na Índia, onde se aprofundou nos estudos clássicos dessa ciência.
Atende pacientes em seu consultório em São Paulo e ministra workshops de saúde integral – além dos cursos de Formação em Terapeuta Ayurvédico do Saúde Elementar, programa que coordena ao lado de sua companheira Maíra Salomão.

………………………………………………………………………………………………………………………………

IMG-20180610-WA0012.jpg

Cynthia Demetrio define-se como o “fio de uma trama tecida por muitas mãos”. Entre a natureza e o asfalto, atua em nome da equidade social – “mudar a vida das pessoas pra mudar as nossas também”.
Estudou na FGV – Escola de Administração de Empresas de SP, na FESPSP – Escola de Sociologia e Política de SP, na Universidad de Los Andes (Ciências Sociais), na Colômbia, e na UNSW Sydney, na Austrália.
Atualmente trabalha com projetos de branding e comunicação.

………………………………………………………………………………………………………………………………

Jpeg

Geraldo Antonio de Oliveira Neto se traduz como um ser encantado pelo mar, fauna e flora. As crianças o inspiram no (re)encantamento pela vida. Ao lado de Mariana, segue na missão de conduzir suas filhas pelo caminho do amor.
Acredita na Agroecologia como forma de conexão e transformação do novo ser. Plantador de árvores, flores e alimentos. Realizou diversos cursos de formação em Agroecologia e Permacultura, Agricultura Biodinâmica, Design em Sustentabilidade, entre outros.
Trabalha implementando espaços de cultivo agroecológico e atua em projetos com comunidades vulneráveis e comunidades tradicionais, no empoderamento e fortalecimento da agricultura orgânica, disseminando a educação ambiental e o amor pela terra.
“Meu caminho é trabalhar na terra, com a terra e para a Terra”

………………………………………………………………………………………………………………………………

maira.jpg

Maíra Salomão, mulher, paulista, com alma pisciana, apaixonada pela  natureza, acredita que grandes sonhos são possíveis. Os pés sagitarianos a impulsionaram a conhecer novos lugares e explorar novas formas de ser e existir no mundo. Formada pela Anhembi Morumbi/SP e Universidad Europea de Madrid.
Professora de Hatha Yoga desde 2000, aprofundou seus estudos em várias viagens para a Índia. Pós-graduada em Psicoterapia Junguiana pelo IJEP – SP, com extensão em Terapia Floral pela Enfermagem da USP e pelo Centro de Medicina da Floresta do Céu do Mapiá, Amazônia, atualmente atende em seu consultório em São Paulo (e eventualmente em Ubatuba), com enfoque na saúde integral e feminina. É feminista e acredita que o empoderamento feminino é uma das bases de revolução para uma sociedade mais justa e feliz. Coordena o curso de Formação em Terapeuta Ayurvédico do Saúde Elementar, ao lado de seu companheiro Andreas Bruno.

……………………………………………………………………………………………………………………………..

flores.jpg

Mariana Monferdini Romão diz que a natureza a inspira: “desde pequena fui agraciada pela simplicidade e magia que ela proporciona”.
Estudou Gestão Ambiental para contribuir na reconstrução de um ambiente melhor para futuras gerações. No caminho profissional, incorporou os conceitos de Segurança Alimentar e Agricultura Urbana, enriquecendo sua formação política e a prática com públicos diversos.
Trabalhou com a terra e o meio urbano, em projetos socioambientais, acreditando no empoderamento comunitário e na transformação social por meio das ações individuais. “A educação ambiental e popular foi minha inspiração em vários projetos de formação, estudos e consultorias”. Depois seguiu nos estudos da Pedagogia, acreditando na força da educação libertária e transformadora e no reencantamento das crianças, sementes do futuro.
Ao lado de seu companheiro Neto, considera que a maternidade e a espiritualidade proporcionam um aprofundamento nos estudos do Ser, do autoconhecimento e de sua missão neste planeta.

………………………………………………………………………………………………………………………………

renata-e1528079236125.jpg

Renata Coelho Costa, atriz e pesquisadora das culturas e tradições brasileiras com enfoque na arte, principalmente dança, música e sabedorias indígenas. Terceira geração de uma família de yoginis e instrutora de Yoga. É estudante da filosofia Budista, assim como métodos de autoconhecimento e autodesenvolvimento.
Produtora de eventos empenhada em proporcionar acesso às artes e saberes tradicionais.
Mãe de 4 meninas, norteia a educação das filhas pela sensibilidade, espiritualidade e experiências de vida e amor.

………………………………………………………………………………………………………………………………

bob.jpg

Robert Elmar Cafasso Hager, crescido entre São Paulo e a vida caiçara de Peruíbe, formou-se em Odontologia em 2001. No segundo ano da licenciatura, fundou a ONG GEMAC (grupo de extensão multidiciplinar), atuando por 4 anos com odontologia social, educação e prevenção nas comunidades de parques nacionais e zonas rurais. Depois de formado mudou-se para a Itália, onde viveu por 8 anos e fez mestrado em Saúde Comunitária – trabalhou em projetos financiados pela Comunidade Européia em Burkina Faso, no Senegal, e na periferia de Torino. A profissão de dentista também lhe rendeu a possibilidade de adquirir um veleiro, que se transformou em sua casa por 4 anos pelo Mediterrâneo, cruzando o Atlântico, até trazê-lo a Ubatuba – seu lar desde então, onde vive com sua companheira Renata (e as 4 filhas) e contribui com os movimentos inovadores e alternativos locais. Seu sonho: viver em comunidade, como viu na África, “sem deixar de lado as oportunidades do viver contemporâneo” e continuar a volta ao mundo com sua família, em um barco-escola, levando outras famílias à descoberta e aprendizagem de um novo mundo.

………………………………………………………………………………………………………………………………

Rodrigo Giovannetti, nascido em São Paulo, com 20 dias de vida foi levado para a praia, onde cresceu e aprendeu a amar a natureza e a se relacionar com ela. Curioso observador dos processos naturais, formou-se Biólogo em 2003 e mora em Ubatuba desde 2013 – onde atua com turismo sustentável, alimentação natural e paisagismo regenerativo. Vive na dualidade entre o urbano e a mata, becos e costeiras, ruas e mares – “as tecnologias e praticidades da cidade são aliadas dos conhecimentos de agricultura e biologia – e ambos os lados podem aprender, as populações de cá e de lá”. Acredita na integração do conhecimento formal e informal nas comunidades, universidades, empresas, prefeituras e ONGs com que trabalha. É pai de um menino e duas meninas.

………………………………………………………………………………………………………………………………

Valentin Cassini Cristino, nascido em Córdoba, Argentina, amante da autossuficiência e auto-observação, afastou-se do conforto do lar para encontrar seu caminho. Aqui, aproximou-se das práticas de Permacultura, com foco em Bioconstrução. E vivencia suas experiências de conexão e meditação com a Natureza.







Cofundadores

49348256_785487555122171_1577759006439505920_o.jpg

Alexandre Arten é graduado em Oceanografia e mestre em Sistemas Costeiros e Oceânicos pela Universidade Federal do PR. Lecionou nas faculdades de Caraguatatuba e São Sebastião e atualmente trabalha em projetos de educação ambiental, saneamento ecológico e relações com as comunidades tradicionais das regiões costeiras do litoral norte de SP e floresta atlântica brasileira.
Pai de duas crianças (um menino e uma menina), apresenta–se como “raiz da planta caiçara do litoral e de polacos do primeiro planalto paranaense” e diz que, a cada dia, aprende muito com o mar – “até mesmo sobre luta de classes”.
Praticante de CNV (Comunicação Não-Violenta) e de princípios de antroposofia e espiritualidade – “possibilitar ganho de consciência para cada vez mais cooperação é uma de minhas razões de ser” -, mantém o olhar atento para um ambiente mais saudável e equanimidade entre as pessoas.

………………………………………………………………………………………………………………………………

img-20180610-wa0024.jpg

Demitri Manaf chegou ao coletivo em 2018: “trago alegria e leveza na minha mochila para compartilhar com os habitantes desta nave”.
Bombeiro Guarda-Vidas do Estado do Rio de Janeiro, especializado em salvamento com embarcações marítimas, é formado em Comunicação Social, estudou línguas estrangeiras (inglês, espanhol, francês) e Design em Permacultura.
Apaixonado por aventuras e esportes, é atleta de várias modalidades (judô, jiu-jitsu, natação, remo, surf) e trapezista pela Escola Nacional de Circo/RJ.
Depois de viajar pelo mundo, aportou de volta a Paraty, mais atento com a saúde integral, onde (co)construiu o Empório Pura Vida – produção de alimentos naturais nutritivos e regenerativos, em parceria com um amigo.
Em 2016 iniciou uma jornada com sua companheira Priscilla Romão – “com ela abri as portas do céu e do mar para a chegada de uma sereia alada, a Serena” – e, dois anos depois, chegaram de mãos dadas ao coletivo.

………………………………………………………………………………………………………………………………

Priscilla Romão, mulher, mãe da Serena, de um parto humanizado domiciliar.
Terapeuta em Ginecologia Natural e Florais da Lua, Doula e Placenteira. É Praticante de Barras de Access e estudiosa das plantas medicinais, etnobotânica, saúde da mulher e guiança de círculos de mulheres.
Formação de Design em Sustentabilidade pelo Gaia Education, diversas imersões com práticas da permacultura e autoconhecimento. Formação do Art of Hosting, abordagem para liderança pessoal e sistêmica.
Experiência na Amazônia e envolvimento com o povo indígena Huni Kuin e Yawanawa, com vivências profundas na floresta e proteção do patrimônio cultural artístico dos povos indígenas amazônicos junto ao grupo dos Guardiões Huni Kuin RJ;
Formação acadêmica em Design de Moda, com experiência como assistente de figurino na Globo Produções e na área de Estilo em marcas de roupas e acessórios femininos no RJ. Vivência de 2 anos em Paris (França) – com estágio pela Be-Linked (em “moda sustentável”). Nessa época frequentou as aulas de fotografia e cerâmica no Atelier de Belas Artes de Paris. E fez formação e aprofundamento nos estudos de Alimentação Integrada, com alimentação viva e superalimentos fundando a SomoS Alimentação (serviço de produtos alimentícios 100% vegetarianos). Praticante de Hatha Yoga, desbravadora das matas, amante das artes cênicas e danças tribais e contemporâneas.