Projetos concluídos

Projeto ID21

Inclusão Digital em 2021.

Acesso direto

Descrição

Este estudo tem por objetivo mapear questões críticas para projetos de inclusão digital comunitária em 2021, da seguinte forma:

  1. Iniciar diálogo com lideranças de projetos de inclusão digital no Brasil, pedindo que respondam com vídeos curtos sobre as questões críticas que veem hoje neste campo
  2. Publicar os vídeos na internet e abrir para comentários
  3. Compilar o conteúdo dos vídeos e comentários

Reflexões

Vídeos no canal do Neos

Justificativa

Para boa parte das iniciativas brasileiras de referência sobre o uso de tecnologias digitais em comunidades, a expressão _inclusão digital_ é incompleta e pode levar a distorções. Ainda assim, é um campo que possui relevância institucional e social, tornando-se um espaço importante de engajamento e visibilidade. Por algum tempo a partir do início dos anos 2000, o Brasil contribuiu de maneira definitiva para a discussão e prática sobre inclusão digital, a partir de uma multiplicidade de projetos. Muitos desses projetos questionavam uma noção superficial de que para promover a inclusão digital bastava oferecer a possibilidade do consumo de equipamentos e acesso.

É com base nesse acúmulo que o projeto ID21 propõe-se a iniciar um diálogo com lideranças reconhecidas nesse tipo de projetos, para atualizar a discussão sobre a relevância da inclusão digital nos dias de hoje, quais são as novas questões que surgiram em tempos recentes, e quais os caminhos a seguir.

O estudo foi iniciado para fornecer subsídios para a produção criativa em linguagem gráfica de um grupo de artistas de quadrinhos, explorando aspectos políticos das culturas digitais e da alfabetização digital. Conta com apoio da Universidade de Bristol, na Inglaterra, e está ligado a uma oficina sobre alfabetização digital e inclusão social em parceria com a Unicamp.

Quem

Felipe Fonseca foi conselheiro voluntário do projeto. Anna Gallafrio participou da concepção e mediação. O estudo foi executado pelo Instituto Neos, com a participação direta de Cynthia Demétrio, Mariana Romão, Priscilla Romão e Alexandre Arten.

Referências

ORÇAMENTO: US$ 6,742,88  

FINANCIADOR: University of Bristol

fonte.wiki

O projeto fonte.wiki é um desdobramento do projeto ID21.

A proposta é cocriar um site de arquivo público de conteúdos educacionais abertos sobre políticas públicas digitais, como um itenerário regenerativo de aprendizado digital.

Estamos desenvolvendo o site em tempo real. Ao longo das próximas semanas, o formato dele ainda deve mudar bastante. Em breve, você poderá ver por aqui coleções de conteúdos educacionais enviados por pessoas com experiência em projetos de tecnologia e sociedade.

Este projeto foi idealizado por Felipe Fonseca e executado pelo Instituto Neos, diretamente envolvidos Priscilla Romão, Renata Coelho, Robert Elmar e Alexande Arten, e conta com apoio da Universidade de Bristol e do Bristol Digital Futures Institute.

Estamos desenvolvendo este site em tempo real. O formato dele ainda vai continuar mudando nos próximos tempos.

https://fonte.wiki/

ORÇAMENTO: 8.000,00 libras esterlinas

FINANCIADOR: Universidade de Bristol

SEMENTE WiKi – 2022/2023

https://fonte.wiki/pt-br/projetos/semente

Semente é um método colaborativo para desenhar e visualizar projetos e processos coletivos de forma cíclica e regenerativa. Ele surge de um incômodo com a formatação tradicional de projetos, que geralmente possuem começo, meio e fim definidos, desconectados da vida e das experiências das pessoas envolvidas.

O método semente inverte a lógica linear dos projetos, valorizando o ciclo completo e espiralado. O elemento de renovação a cada volta da espiral é a sementeira (combinação entre ideias, sonhos, intenções, desejos, e pessoas, comunidades, grupos). A sementeira é o ponto de recomeço do ciclo, onde se reúnem as ideias, os desejos e as pessoas.

A equipe semente é atualmente composta por:

  • Bernardo Schepop.
  • Felipe Schmidt Fonseca.
  • Maira Begalli.
  • Renata Coelho Costa
  • Robert Elmar Cafasso Hager
  • Mariana Monferdini
  • Priscila Romão

  • ORÇAMENTO: 15.000,00 libras esterlinas
  • FINANCIADOR: Universidade de Bristol

ProAC 41 – 2023 Reforma e Reinauguração de Centro Cultural em Ubatuba.

Chegamos ao final de parte de nossa tão sonhada reforma, financiada pelo edital PROAC direto 2023 da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo. Desde março estivemos com as atividades suspensas devido às intervenções físicas em diversas estruturas do espaço.

O projeto prevê três macro atividades: 

1, Reforma de estruturasa concluir em 15/6/2024

Modernizaremos o Pavilhão do Peixe com asas para seu uso em dias chuvosos, melhoraremos o piso para podermos dançar e brincar mais a vontade, os idosos e cadeirantes terão caminhos planos e confortáveis, bem como um banheiro acessível, o pátio recebera um sistema de drenagem , instalaremos extintores, sinalização e finalmente o teatro de arena de Ruth Escobar será reformado.

2. Realização de dois ´Sábados Culturais”  com oficinas e visitas guiadas nos sistemas permaculturais implantados na sede; em fase de produção, em breve divulgaremos as datas !

3. Formação de estagiário em produção cultural; já em andamento

4. Custear a manutenção da sede, já em andamento;